Categorias: Notícias

Aventure-se num passeio emocionante no teleférico de Aracaju

Principal atração do Parque da Cidade, o transporte proporciona vista panorâmica da capital e encanta por apresentar a natureza preservada

Publicação: 23/04/2024

Casal contempla a vista panorâmica da capital

O teleférico é um atrativo turístico bastante procurado em Aracaju. Inaugurado em 2006, está situado no Parque José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, no Morro do Urubu, no Bairro Industrial, um dos mais antigos logradouros da zona norte da capital sergipana. Ali, experienciar uma pequena viagem nesse transporte é uma dica imperdível para visitantes e turistas que amam um pouco de aventura e que desejam estar em contato com a natureza.

O guia de turismo, Erivaldo Vieira dos Santos

Vale destacar, aliás, que o Parque da Cidade abrange uma área de 600 mil metros quadrados e abriga a única reserva de Mata Atlântica de Aracaju. Assim, tendo a beleza natural como cenário, o teleférico transita pela vegetação, possibilitando uma experiência emocionante em um passeio que dura em torno de 20 minutos. Do alto, é possível enxergar, por exemplo, algumas atrações do zoológico, que, atualmente, passa por uma reforma.

Ao concluir a trilha o visitante aprecia a vista do Rio Sergipe

 

O passeio começa com o embarque a partir da estação motriz, que é o ponto mais baixo, e continua com o desembarque ao atingir a parte mais alta do morro, onde visitantes e turistas têm a visão do mirante de Nossa Senhora da Conceição, um monumento de 10 metros de altura da padroeira de Aracaju. A partir desse local, é possível fazer uma pequena trilha que leva a um mirante natural. Ao chegar nessa área, a sugestão é: aprecie a linda vista do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico e vislumbre a Ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju ao município vizinho de Barra dos Coqueiros.

Passeio diferente

Nayane Reis, atendente de bilheteria do teleférico

Nayane Reis, atendente de bilheteria do teleférico, ressalta que o transporte é bastante procurado por proporcionar um passeio diferente do que, em geral, os visitantes e turistas estão habituados. Ela comenta, por exemplo, que, de cima, dá para ver alguns dos animais do zoológico e reforça que se trata de um passeio seguro. “As pessoas são orientadas por um profissional que monitora o equipamento e passa todas as coordenadas. Chegando lá em cima, elas podem fazer o desembarque e desfrutar de outros atrativos, como o mirantezinho da santa, e, na descida, há uma trilha de 500 metros, que dá acesso ao mirante. E as pessoas podem ficar à vontade para fazer um piquenique e, depois, voltar para baixo”, explica.

A auxiliar administrativa do teleférico, Maísa Pereira

Retornando ao ponto inicial do teleférico, a vista é ainda mais ampla, pois proporciona uma visão panorâmica de parte de Aracaju. E a depender do horário do retorno, é possível ver toda a beleza do pôr do sol colorindo o céu e tornando o passeio ainda mais encantador, o que sempre atrai muita gente. “Funcionamos de quarta a domingo e nos feriados. O fluxo é maior nos finais de semana. Temos, em média, de 150 a 200 pessoas por dia. Nos feriados, esse fluxo aumenta”, relata a auxiliar administrativa do teleférico, Maísa Pereira.

Por considerar o transporte um atrativo interessante, o guia de turismo Erivaldo Vieira dos Santos, da Farol Tour, diz ser importante incluir esse passeio no city tour em Aracaju. “Dentro do roteiro do Centro Histórico que fazemos tradicionalmente, não deixamos de fazer também o passeio no teleférico. Tem essa vista maravilhosa, a contemplação da natureza. Sem dúvida, trata-se de uma das mais belas vistas de Aracaju. É um momento, também, para o turista relaxar, apreciar essa linda paisagem e sair falando muito bem da nossa cidade, porque é um atrativo que não pode ficar de fora do nosso roteiro”, destaca.

Explorando o parque

O casal paulista Lucas Bastos e Dayana Santos

Acompanhada do namorado Lucas Bastos, a servidora pública Dayana Santos Silva, de São Paulo, comentou que, toda vez que viajam, costumam passear em algum parque. Em Sergipe, a escolha foi pelo Parque da Cidade. “Decidimos começar pelo teleférico. Fui surpreendida. O passeio é bem calmo, bem tranquilo, segue devagarinho ali por cima do zoológico bem próximo às árvores. Dá para sentir aquele ventinho bom e agradável. Parando aqui em cima, no mirante, deu para dar uma descansada, curtir um pouco a natureza. Me surpreendi. Não estava esperando ver tanta beleza”, confessa.

O aposentado José Carlos Consentino

O aposentado José Carlos Consentino, por sua vez, elogiou todos os passeios feitos em Aracaju. De Jacutinga, no sul de Minas Gerais, ele confessa que adorou conhecer um pouco do Parque da Cidade. “A vista é linda. Esse mirante é encantador. Eu subi de carro até aqui e, agora, vou descer de teleférico. Vai ser emocionante”, enfatizou, pouco antes de entrar no transporte.

 

Funcionamento

O teleférico de Aracaju funciona de quarta a domingo e nos feriados, das 9h30 às 17h. O passeio custa o valor de R$ 40,00 por pessoa e estudante paga a metade: R$ 20,00. Mais informações é só entrar em contato pelo telefone (79) 3205-1305 ou pelo WhatsApp (79) 98131-8073.